Spinning em Taubaté

Aulas de Spinning, Academia, Ginástica

Spinning em Taubaté

Spinning em Taubaté é uma das aulas mais procuradas nas academias, devido à alta queima de gorduras proporcionada, variando numa perda de aproximadamente 500 a 700 calorias por hora, um grande fortalecimento muscular e é capaz promover o aumento da resistência cardiovascular e respiratória. A aula de spinning se refere a um esforço de alta intensidade caracterizada por alternar os estímulos na bicicleta e simular diferentes inclinações, elevando os batimentos cardíacos por mais tempo.

O professor é quem determina o ritmo das diferentes posturas e intensidades da aula. No momento de alta intensidade o aluno fica em pé na bicicleta e pedalando, por um determinado tempo já estabelecido. E nos momentos de descanso, a velocidade é reduzida e o aluno fica sentado na bicicleta.

Pode parecer simples essa modalidade dos exercícios aeróbicos, porém é muito importante que seja dirigido por um educador físico devidamente habilitado, para que a atividade seja segura no controle da intensidade. Para o spinning geralmente são utilizadas músicas para proporcionar uma motivação aos alunos, mas a música não é obrigatória.

Público-Alvo

Para realização das aulas de spinnin não há restrições quanto à idade e peso, basta ter um atestado médico afirmando a aptidão do aluno para realizar a atividade. Pessoas cardíacas se sentem mais cansadas e conseguem aumentar sua resistência para ações do dia a dia, como subir e descer escadas e fazer caminhadas longas.

Maneiras de melhorar a performance nas aulas de spinning: uso do frequencímetro para monitorar a freqüência cardíaca nos valores adequados para queima de gordura; usar sapatilha específicas de ciclista, pois tem o solado mais duro que tênis e isso ajuda a transferir a força da perna para o pedal sem desperdiçar energia, diferentemente do tênis que possui a sola mais macia forçando o arco plantar podendo proporcionar uma inflamação; respeitar o cronograma das aulas, sendo aulas intercaladas de perda de peso e de condicionamento físico; usar banco de gel ou bermuda acolchoada para evitar que o aluno se machuque já que o banco é desconfortável e pode atrapalhar a atividade; hidratar-se durante o exercício para evitar fadiga e desidratação; usar uma toalhinha para secar as mãos, pois durante o exercício as mãos suadas podem escorregar e também atrapalhar.

Precauções e Cuidados

Por ser uma técnica aeróbica de intensidade alta, é necessário que o aluno realize uma avaliação médica, para pontuar as capacidades cardiorrespiratórias e verificar se há ou não riscos para a saúde. Além disso, é imprecindível o uso de uma bicicleta específica para o spinnig. Sendo preciso o ajuste do banco para a altura adequada, pois pedalar com o banco em altura inadequada pode provocar lesões de quadril e joelhos. O ideal é que a altura do banco fique alinhada a crista ilíaca (parte superior do osso do quadril) e que ao esticar a perna durante a pedalada, não fique totalmente estendida e sim com uma leve flexão dos joelhos. Também indispensável o ajuste da distância do banco para o guidão, da altura do guidão e o ajuste do firma-pé. E para isso é preciso sempre ter o acompanhamento do educador físico responsável.