Pilates em Taubaté

Academia e Aulas de Pilates

Pilates em Taubaté

O Pilates em Taubaté é um método de exercício físico e de alongamento muscular que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação postural de forma dinâmica que visa a trabalhar o corpo em geral, proporcionando equilíbrio muscular e psicológico.

Essa técnica treina vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

Perfil do Pilates

Sociabilidade, ser dinâmico, disposição física, estudioso, motivado, criativo, comunicativo.

Formação

O Pilates é um curso de extensão, sendo necessária a formação acadêmica em fisioterapia ou educação física.

Atividades

Avaliação física, elaborar programa de atividade, tratamento postural, orientação, avaliação física, execução, estética.

Especialidades e Áreas de Atuação

O Pilates pode ser realizado de forma individual ou em grupo e se divide em 3 técnicas específicas, porém todas oferecem o mesmo objetivo de treinar a musculatura (fortalecendo e alongando) associando com a respiração diafragmática, de forma lenta e regular. São eles: pilates na bola, pilates no chão e pilates nos aparelhos.

Saiba Mais

Joseph Pilates cidadão alemão nascido em 1880, sofria de asma e febre reumática quando criança, por isso buscou na atividade física uma solução para melhorar sua qualidade de vida, pois previa seu futuro numa cadeira de rodas e começou a estudar sobre a área da saúde. Contudo, desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele mesmo. Ao praticar esses exercícios, criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações. Com a prática, tornou-se ginasta e mergulhador. Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a Inglaterra como enfermeiro. Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica e foi daí por diante que começou aperfeiçoar a prática. Após a guerra, deu treinamento à polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha um método consistente. Criou então uma instituição e desenvolveu equipamentos especiais para a realização do pilates. Em 1926, Joseph Pilates foi para os Estados Unidos e numa viagem de navio conheceu Clara, sua esposa. Juntos, levaram o projeto para Nova York, abrindo o The Pilates Studio. Lá, Joseph Pilates formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico. Faleceu em 1967, aos 87 anos.