Nutricionista em Taubaté

Nutrição

Nutricionista em Taubaté

O Nutricionista em Taubaté é um profissional da área da saúde que analisa todos os tipos de alimentos e sua sintonia com o metabolismo e fisiologia do corpo, considerando a patologia e a saúde, individualmente ou a nível comunitário.

Esse profissional estuda a ação dos alimentos, suas consequências psicológicas, econômicas, culturais, sociais e questões de preservação e restauração da saúde. Após esse estudo, o nutricionista sugere uma política alimentar adequada, de acordo com formas científicas, a fim de que a nova alimentação proporcione uma melhor qualidade de vida.

Perfil do Nutricionista em Taubaté

O perfil de um nutricionista engloba as seguintes qualidades: generalista, humanista, estudioso, crítico, relacionamento social, dinamismo, raciocínio rápido, metodologia.

Formação

Para ser nutricionista é preciso graduação superior em Nutrição, oficialmente reconhecida e registrada no órgão competente do Ministério da Educação, além de estar com inscrição regular no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Atividades

Investigar hábitos alimentares, analisar exames, definir deficiências alimentares e elaborar programa alimentar.

Especialidades e Áreas de Atuação

Dentre as e áreas de atuação especialidades de um nutricionista, podemos citar:

  • instituições auxilia e ensina sobre alimentação para grupos de pessoas sadias ou com alguma doença em hospitais, clubes esportivos, empresas, escolas, spas, academias;
  • nutrição clínica presta assistência alimentar individual podendo ocorrer em hospitais, consultórios, domicílio, etc;
  • saúde coletiva assiste pessoas de um grupo no âmbito da vigilância sanitária e unidades básicas de saúde;
  • indústria de alimentos atua em projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios;
  • nutrição esportiva presta auxílio coletivo ou individual, sadios ou não em clubes ou academias;
  • marketing na alimentação e nutrição visa na divulgação de informações e materiais técnico-científicos sobre produtos ou técnicas reconhecidas.

Saiba Mais

A história da nutrição divide-se em três fases:

  • naturalística (400 a.C. a 1750 d.C.): apenas ideias sobre alimentos originando os tabus.
  • químico-analítico (1750 e 1900 d.C): estudos aprofundados sobre a respiração e calorimetria com relação à energia que vem dos alimentos realizados pelo francês Antoine Lavoisier, o "Pai da Nutrição";
  • biológica (1900 até os dias atuais): determina a relações entre os nutrientes, suas funções e a necessidade dietética do ser humano.

Até meados do século XX, os estudos com alimentos tinham objetivo curativo. A partir da Segunda Guerra Mundial essa visão curativa sofreu mudanças, pois os Estados Unidos começou a se preocupar com a resistência de seus soldados feridos e sua rápida recuperação nos campos de batalha, passando a se preocupar com a prevenção.

Atualmente esta preocupação permanece e percebemos que o nutricionista apresenta um importante papel na vida das pessoas a fim de prevenir de doenças, como por exemplo, problemas cardiovasculares, sendo os principais fatores a ser controlado são: excesso de peso, consumo de gorduras saturadas e trans; consumo de fibras diariamente, etc.