Fonoaudiólogo em Taubaté

Fonoaudiologia

Fonoaudiólogo em Taubaté

Fonoaudiólogo em Taubaté: é o profissional que atua na prevenção e adequação da comunicação escrita e oral, audição e voz, deglutição, mastigação, e respiração. Previne também o desenvolvimento de doenças relacionadas. O fonoaudiólogo avalia as possíveis causas e em seguida aplica a terapia relacionada em busca da cura. O fonoaudiólogo atende pacientes desde recém-nascidos até idosos.

Perfil do Fonoaudiólogo em Taubaté

  • Sensibilidade;
  • Interpretação;
  • Concentração;
  • Habilidade;
  • Comunicação;
  • Paciência;
  • Criatividade;
  • Relacionamento Interpessoal.

Formação

O Fonoaudiólogo necessita Graduação em fonoaudiologia são oferecidos em instituições de ensino superior com duração de 4 anos. Os cursos da área de fonoaudiologia abordam assuntos relacionados às disfunções como doenças do corpo, distúrbios de comunicação, audição ou retardo da fala em crianças devido a causas psicológicas.

Atividades

  • Atendimento Clínico;
  • Pesquisa;
  • Consultoria e Assessoria;
  • Gerenciamento Administrativo;
  • Trata Disfunções como:
  • Fala;
  • Audição;
  • Escrita e Leitura;
  • Surdez;
  • Mudez;
  • Gagueira;
  • Dicção;
  • Realiza Exames e Diagnósticos.

Especialidades e Áreas de Atuação

Alguns exemplos de especialidades fonoaudiólogas. (Re)habilitação da audição através de propostas terapêutica. Tratamento das pessoas com alteração vocal, rouquidão, soprosa e voz áspera. Aprimoramento da comunicação de trabalhadores na área de comunicação, locutores, cantores, etc. Promoção, prevenção, educação e intervenção. Apoio ao aleitamento materno; saúde da criança e do adolescente na fala, linguagem oral, audição, linguagem escrita, voz e motricidade orofacial; proteção à Saúde do Trabalhador (professor, colaboradores expostos a níveis elevados de ruído); apoio ao envelhecimento saudável, dentre outras.

Saiba mais

Atraso de Linguagem varacteriza-se pela ausência ou retardo no aparecimento da linguagem oral. Crianças com até 1 ano e meio não falam palavras isoladas ou aos 2 anos não conseguem falar frases completas, devem ser avaliadas. Este atraso pode ser gerado por alguma deficiência mental, auditiva, falta de estímulos, distúrbios psicológicos, neurológicos ou superproteção dos pais, fazendo com que ela não tenha necessidade de se comunicar. Ele pode gerar transtornos cognitivos, emocionais e sociais que repercutirão no desenvolvimento escolar e no decorrer da vida da criança.

Vamos falar um pouco sobre sua voz, conheça alguns cuidados que irão preservar sua saúde vocal, prevenção de alterações ou doenças é o nosso foco, todos devem se preocupar com a voz, principalmente quando sua voz é seu instrumento de trabalho. Para manter sua voz boa é necessário preocupar-se com a sua saúde vocal, tendo uma voz clara, sem se esforçar para emiti-la e em tons agradáveis aos ouvintes.

Voz saudável – Como manter sua voz saudável?

A ingestão de água em abundancia e na temperatura ambiente é aconselhável durante todo o dia, principalmente durante longos períodos de utilização da fala, de preferencia constante e em pequenos goles. O corpo hidratado permanentemente é sinônimo de cordas vocais hidratadas o que proporciona uma maior flexibilidade e menos fadiga durante a vibração.

Mantenha sua alimentação equilibrada e procure não ficar por várias horas em jejum, mastigar bem os alimentos antes de ingeri-los facilita a sua digestão e favorece o sistema digestório.

Alguns dizem que é mito, mas comer bastante maçã ajuda bastante, ela contém adstringente e auxilia na limpeza do trato vocal, outro ponto positivo para a maçã é que sua mastigação é um ótimo exercício para a articulação responsável por articular as palavras, promovendo uma melhor dicção.

Um item muito importante é a postura durante a fala, para ajudar neste item, o ideal é usarmos roupas com tecidos leves, que absorvam ou diminuam a transpiração, confortáveis, um pouco folgadas de preferencia, para proporcionar flexibilidade, comodidade e liberdade para a postura correta. Não se esqueça de incluir neste item um tênis confortável ou um sapato bem macio e com bastante conforto para compor o figurino.

Dormir tendo um bom sono, uma noite de descanso de qualidade para relaxar bem o corpo e atividade física regular também proporcionam uma boa produção vocal.

A respiração é tudo, a produção vocal necessita de uma boa respiração para vibração eficaz das cordas vocais, leve o ar até o abdômen ao ponto de expandir as costelas, respire sem medo. Procure não elevar os ombros e o peito, é para expandir o abdômen completando ele de ar.

Ao falar, mantenha uma postura ereta, centrada em seu eixo, mas não de maneira tensa, procure manter-se relaxado, principalmente a região do pescoço e cabeça.

Sabe aquele barulho externo, aqueles ruídos que estão interferindo em sua fala? Não transforme isso em uma competição, fique atento e não aumente o volume de voz para superá-los. Se estiver ao seu alcance, utilize um microfone ou solicite a diminuição dos ruídos.

Nunca grite. Sempre opte pelo microfone para aqueles momentos onde sua voz não pode superar os ruídos externos.

Não precisa de correria, fale pausadamente, com dicção correta, sempre com boa articulação das palavras e sem exageros.

Sua audição monitora seu nível vocal, estar com a audição normal é fator determinante, faça exames regularmente ou sempre que notar diminuição da audição ou elevação da voz. Fique atento em seus amigos, se eles estiverem falando para você diminuir o tom de voz, pode ser um sinal de diminuição do fator auditivo.

Quando sentir vontade de tossir, respire profundamente pelo nariz, beba água ou engula a saliva várias vezes, é importante evitar a tosse, ela agride e irrita as pregas vocais.

Bocejar e espreguiçar são ótimos aliados para diminuir a tensão nas costas, ombros e pescoço, está liberado todo o dia, mas sem exageros em público.

Quando ocorrer uso intenso da voz, procure após este período manter um tempo de descanso, mantendo-se em repouso vocal e com bastante hidratação.

Procure ambientes agradáveis para frequentar ou estimule isso nos que você está obrigado a conviver por certo tempo, como ambientes de trabalho. Converse com seu coordenador e colegas de trabalho para diminuir a tensão e propiciar um ambiente saudável para o trabalho, seu corpo e sua voz.

Voz Saudável - Vilões

Cigarro e demais fumígeros são os principais, por atacarem diretamente a garganta e o sistema vocal. Qualquer droga irrita a mucosa prejudicando o trato vocal, aumentam o pigarro e causam alterações na voz perceptíveis em curto prazo.

Bebidas alcoólicas precisam ser evitadas, além da já mencionada irritabilidade da mucosa, o álcool tem o efeito semelhante ao anestésico, mascarando dores na garganta e não sendo percebido o esforço na fala. Bebidas destiladas prejudicam mais do que as fermentadas, mas o ideal é evitar o consumo sempre que possível.

Outros itens que também mascaram as dores e excesso de força no trato vocal são as pastilhas, dropes e sprays, caso seja necessário utilizá-los, redobre a atenção no abuso vocal.

Fumaça, poeira ou outros meios alérgicos, devem ter atenção redobrada, as alergias provocam grande irritabilidade na garganta.

Mudanças climáticas bruscas também são prejudiciais à voz, assim como bebidas muito geladas ou muito quentes podem reproduzir o mesmo efeito no organismo.

Azia e má digestão são fatores principais no refluxo gastresofágico, a famosa queimação, extremamente irritante para a garganta e cordas vocais. Caso você tenha predisposição e facilidade em apresentar o quadro de queimação, evite a ingestão exagerada ou sempre que possível, de bebidas à base de cafeína, alimentos pesados, muito gordurosos, com excesso de condimentos, refrigerantes, etc. eles podem dificultar a digestão e facilitar o refluxo.

GRITAR, atitude extremamente agressora para a laringe, altamente prejudicial, o grito deve ser utilizado somente quando for necessário, em casos urgentes como perigo e sobrevivência.

Sabe aquele lalaiaaa desengonçado no videokê? Canter de maneira inadequada, com muito esforço ou sem preparo vocal frequente, pode ser prejudicial à sua voz.

É hora do exercício físico, na academia ou ao ar livre, a regra de ouro é o silencio! Qualquer esforço físico muscular atrelado à fala, causa uma sobrecarga prejudicial para sua voz.