Fisioterapia em Taubaté

Clínica Fisioterápica

Fisioterapia em Taubaté

Fisioterapia em Taubaté é a área da Saúde focada na obtenção de diagnósticos dos distúrbios cinéticos funcionais, nas condutas fisioterapêuticas, na sua ordenação e indução ao paciente, também no acompanhamento da evolução do quadro funcional clínico e suas condições para alta do serviço. Seu objetivo é manter, preservar ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, funções e sistemas, no intuito da promoção e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Perfil da Fisioterapia

A Fisioterapia reflete em seu perfil a atuação dos profissionais Fisioterapeutas, com traço generalista, humanista, reflexivo, crítico, persistente, sempre meticuloso e com alto equilíbrio emocional.

Formação

A Fisioterapia deve ser exercida por profissionais gabaritados, e para exercer a profissão é necessário cursar graduação em ensino superior de Fisioterapia. O futuro fisioterapeuta deve se registrar no Conselho de Classe Profissional da área em sua região.

Atividades

A Fisioterapia em Taubaté tem sua atividade relacionada com a prevenção de doenças, restauração da capacidade sensitiva e motora, realizando seu trabalho em hospitais e clínicas fisioterapêuticas.

Especialidades e Áreas de Atuação

A Fisioterapia em Taubaté, como em vários outros lugares, pode desenvolver seu campo de atuação nos mais diversos âmbitos, podendo ser ambulatorial, de leito, terapia intensiva e terapia laboral. Algumas especialidades têm destaque e são comumente conhecidas da população, veja abaixo:

  • Acupuntura;
  • Fisioterapia Dermatofuncional;
  • Fisioterapia Esportiva;
  • Fisioterapia do Trabalho;
  • Fisioterapia Neurofuncional;
  • Fisioterapia Oncológica;
  • Fisioterapia Respiratória;
  • Fisioterapia Traumato Ortopédica;
  • Osteopatia;
  • Quiropraxia;
  • Fisioterapia em Saúde Coletiva;
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Curiosidades

Atlas – A vértebra C1 foi batizada com o nome de um Titã da mitologia grega, Atlas. Atlas foi condenado por Zeus, por toda a eternidade, a sustentar o globo terrestre em seus ombros. A vértebra cervical C1 sustenta sozinha o peso da cabeça. Anatomistas acharam que tal ligação seria uma boa analogia, batizando a C1 como Atlas.

Músculo – Significa pequeno rato, ou camundongo. Provavelmente recebeu tal nome porque um músculo no momento de sua contração, lembra um ratinho andando por debaixo de um lençol.

Clavícula – Clavis em Latim significa chave, e deu origem a palavra clavícula, que significa "chave pequena". Algumas versões interessantes explicam o nome recebido por esse osso. Uma delas afirma que o nome vem do movimento que a clavícula faz, girar sobre o próprio eixo, como uma chave. Outra versão, que não podemos comprovar se é verdadeira ou se é apenas uma lenda, relata que anatomistas afirmavam que a clavícula era o osso que primeiro se formava no feto e o último que se decompunha após a morte. Poeticamente, a clavícula seria a chave para abertura fechamento da porta da vida.