Fisioterapia Infantil em Taubaté

Clínica Fisioterápica

Fisioterapia Infantil em Taubaté

A Fisioterapia Infantil em Taubaté tem por objetivo tratar o processo de crescimento e desenvolvimento neonatal e infantil. É importante considerar que quanto mais cedo se intervir no problema da criança, melhores serão seus resultados no decorrer do tratamento, a fim de evitar maiores e outras alterações que podem apresentar. Na fisioterapia infantil ou pediátrica a função é atrair a atenção da criança e tornar o tratamento agradável de maneira lúdica, o que seria mais interessante para elas.

Perfil da Fisioterapia Infantil

Criatividade, paciência, equilíbrio emocional, disposição, capacidade de comunicação, firmeza.

Formação

Para executar a profissão de fisioterapeuta infantil, é necessária a conclusão do curso superior em Fisioterapia e curso de especialização de fisioterapia neonatal e pediátrica, ambos com registro obrigatório no CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

Atividades

Desenvolver a capacidade física e motora, estimular a musculatura, treinar a coordenação motora, prevenir e melhorar postura, diminuir as dores dos pacientes, restabelecer a função pulmonar, orientações posturais.

Especialidades e Áreas de Atuação

A fisioterapia infantil ou pediátrica abrange um amplo conhecimento e prática em diversas especialidades, tais como a fisioterapia respiratória (ensina exercícios respiratórios para acamados e crianças com problemas pulmonares e é responsável por controlar os aparelhos de respiração e aspiração dos pacientes internados na UTI), fisioterapia dermatofuncional em pacientes com afecções da pele e de inchaços, fisioterapia neurológica que estumula o desenvolvimento neuropsicomotor e sensibilidade das crianças e bebês com diagnóstico de algum acometimento neurológico, e fisioterapia ortopédica e traumatológica utilizando técnicas e aparelhos para reabilitar e estimular o movimento e reeducação postural. Todas as especialidades da fisioterapia infantil podem ser realizada em instituições, em domicílios, clínicas e hospitais.

Saiba Mais

A criança além de crescer necessita de habilidades físicas e motoras. É demasiadamente importante observar constantemente o desenvolvimento físico e postural da criança. A ausência de estímulos certos, patologias, deficiências físicas, desnutrição, excesso de peso e o próprio meio ambiente, podem influenciar de maneira negativa no seu desenvolvimento. As escolas estipulam um comportamento que anulam a inseparabilidade que existe entre o movimento e a inteligência, já que é pela motricidade que o pensamento se organiza, porém não há conscientização nas escolas, na sociedade e nem na família da importância dos movimentos corporais da criança e do adolescente na aprendizagem da escola. Uma postura desconfortável pode causar a diminuição no interesse do estudante pelas atividades escolares. Nessa fase a postura adequada é um dos principais mediadores no rendimento escolar.