Cardiologista em Taubaté

Cardiologia

Cardiologista em Taubaté

Médico Cardiologista em Taubaté: profissional da especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular (de coração e circulação sanguínea até a cirurgia cardiovascular).

Perfil do Médico Cardiologista em Taubaté

Na década de 20, a Cardiologia se separou, em definitivo, da clínica médica e se tornou especialidade autônoma. Antes disso, entretanto, já tinham surgido obras pioneiras, no Brasil, inclusive: a primeira obra foi "Moléstias do Coração e dos Grandes Vasos Arteriais" (Carlos Alvarenga e Martins Costa), publicada em 1898, seguida de "Noções Fundamentais de Cardiologia" (de Osvaldo de Oliveira). Começava a aparecer, no Brasil, um grande interesse pelas doenças do coração. Carlos Chagas e seus colaboradores, Em 1909, diagnosticaram a cardiopatia chagásica, primeiro significativo estudo científico de uma doença cardíaca no Brasil, contribuição de enorme valor para a Cardiologia mundial. Em 1933, houve a primeira tentativa de criação de uma "Sociedade Brasileira de Cardiologia e Hematologia" – essa iniciativa, infelizmente, não prosperou. Por fim, em 1943, foi fundada a "Sociedade Brasileira de Cardiologia".

  • Capacidade de observação e diagnóstico;
  • Responsabilidade;
  • Dinamismo e agilidade;
  • Metodologia;
  • Raciocínio lógico e rápido.

Formação

Para ser um cardiologista, antes de tudo, é necessário diploma de medicina de uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Além disso, é necessário fazer uma especialização em cardiologia, com residência em institutos especializados e hospitais. Também pode se fazer pós-graduação em cardiologia, além de mestrado e doutorado. No que diz respeito à área da saúde, quanto mais diplomado e especializado é o médico, mais reconhecido e conceituado será seu trabalho.

Principais Atividades

  • Eletrocardiogramas;
  • Consultas;
  • Exames físicos e laboratoriais;
  • Analises de resultados;
  • Diagnósticos;
  • Ecocardiogramas;
  • Promoção do bem-estar;
  • Intervenções cirúrgicas.

Especialidades e Áreas de Atuação

O médico cardiologista em Taubaté pode atuar tanto na realização de exames e na clínica médica, quanto na área de cirurgias cardiovasculares. Esse profissional atua em consultórios e clínicas públicas ou particulares, em hospitais e casas de saúde gerais ou especializados em cardiologia, além de grupos multidisciplinares, etc., podendo também atuar nas áreas de pesquisa de novas técnicas de transplantes e cirurgias, bem como na docência.

Infarto

De repente, no peito, você sente uma queimação, acompanhada enjôo, fraqueza, palidez e suór excessivo. A dor do peito ainda pode alastrar para os braços, costas e pescoço é a angina, causada pela diminuição temporária de sangue ao coração. Ocorre em situações de estresse ou de intensa demanda física, situações como estas demandam uma elevação nos níveis de oxigênio, o que gera um grande esforço cardíaco.

O infarto do miocárdio, vulgarmente conhecido por ataque cardíaco, é a interrupção do fluxo de sangue que se direige ao coração, pode ser causado por aterosclerose, ou seja, o estreitamento patológico das artérias de maneira progressiva, geralmente devido à conglomeração de placas de gordura na região interna dos vasos sanguíneos, elas impedem o fluxo do sangue. Quando esta situação acontece, a dor é mais intensa e vigorosa, geralmente com maior duração. A angina, via de regra, não promove danos permanentes ao coração, mas no caso da ocorrência de infarto, sim.

As doenças cardíacas geram grande infortúnio, na maioria dos casos traz consigo apreensão, enorme preocupação e ansiedade a você e a sua família, o nosso maior objetivo é o de agir preventivamente para poder evita-las. E o grande segredo é a promoção de uma vida saudável e a mudança do estilo de vida.

O fator que merece atenção, em primeiro lugar, é a reeducação alimentar. Não significa somente comer uma maior quantidade de peixes, grelhar as carnes ao invés de fritá-las e evitar a temida gordura trans, mas trata-se da busca pela dieta saudável de um modo geral. Consumindo legumes, frutas e verduras, não consumindo bebidas alcoólicas em excesso e principalmente evitando ou parando de fumar imediatamente. Consultar um Nutricionista e fazer com que a mudança seja em toda a família, além de uni-los, vai promover a saúde de uma maneira geral a você, e a quem você ama.

Em segundo lugar e não menos importante está a atividade física prazerosa e regular. Atividades físicas aeróbicas resultam em dilatação das artérias coronárias, o que permite ao sistema cardiovascular receber necessariamente a quantidade de sangue para se ter um nível excelente de metabolismo. Com apenas 3 sessões de no mínimo 30 minutos por semana e os efeitos já serão sentidos. De acordo com Médicos Cardiologistas renomados, a sensação de prazer, bem estar e autoestima elevada são alguns dos efeitos colaterais certos e desejáveis. Importante questão nas atitudes de prevenção a problemas cardíacos está no hábito de consulta ao médico cardiologista regularmente, realizar os testes ergométricos em bicicletas ou esteiras, hemograma completo e eletrocardiograma vão proporcionar o diagnóstico adequado e a formatação de um programa personalizado para promoção de seu condicionamento físico e mudança de hábitos.