Alinhamento e Balanceamento em Taubaté

Mineiro Auto Center
(Centro Automotivo, Oficina Mecânica, Autopeças, Serviços Automotivos em Geral)

Alinhamento e Balanceamento em Taubaté

Alinhamento e Balanceamento em Taubaté: O Mineiro Auto Center oferece a melhor custo-benefício da cidade.

Várias pessoas confundem os dois serviços (alinhamento e balanceamento) e deixam de realizar um acreditando estarem cobertas pelo outro. Se notar que seu carro está "puxando" para a direita ou esquerda quando o volante é liberado em um curto espaço de tempo, você precisará realizar o alinhamento do seu veículo. Em caso de notar que o volante está com vibração, tremendo ou o carro faz barulhos em velocidades determinadas, você vai precisar realizar o balanceamento das rodas de seu veículo. O alinhamento é para ajustar os ângulos das rodas, para estarem perpendiculares ao solo e ao mesmo tempo paralelas entre si. Já o balanceamento permitirá que a roda gire sem apresentar vibrações no carro em velocidades determinadas.

O alinhamento é importante?

Na maioria dos veículos, o alinhamento de rodas previne que haja desgaste irregular dos pneus, proporcionando aumento em sua vida útil. Com maior atrito entre solo e pneu, contribuindo para a economia de combustível e gerando melhoria no deslocamento do veículo, auxiliando na dirigibilidade e segurança do condutor e dos passageiros.

O balanceamento é importante?

Em um veículo desbalanceado, a primeira consequência é o desconforto. Não realizar o balanceamento adequado do veículo irá gerar uma vibração excessiva, que trará grandes prejuízos. Os itens mais afetados são o volante, o piso, o painel de instrumentos e os assentos, com maior gravidade dependendo da velocidade e tipo de calçamento em que o veículo trafega.

O balanceamento de rodas do veículo é extremamente essencial para gerar o conforto necessário na condução do carro, na manutenção e desempenho dos pneus. Não estar com o veículo balanceado também pode provocar perda de tração, dirigibilidade e estabilidade, dificuldade para manter o carro em sua trajetória, desgaste antecipado nos rolamentos, amortecedores e direção, aumentando substancialmente o acontecimento de acidentes.

Como o veículo perde o seu alinhamento?

O alinhamento do veículo é comprometido com o passar do tempo, devido ao do choque do pneu com uma calçada, buracos nas vias ou em acidentes mais graves como uma batida.

Quando fazer o alinhamento?

  • Em todas as revisões estipuladas pelo fabricante;
  • Após impacto forte em buracos, pedras, guias etc.;
  • Sempre que substituir algum elemento da suspensão ou direção;
  • Veículo com tendência a ir mais para um lado do que outro;
  • Veículo com dificuldade em se manter dentro da trajetória;
  • Quando verificar desgastes irregulares nos pneus;
  • Sempre que substituir os pneus.

Em quanto tempo é realizado o alinhamento?

O alinhamento das rodas dianteiras e trazeiras tem sua realização em aproximadamente trinta minutos. Deve ser executado por especialista utilizando os equipamentos adequados.

Quando fazer o balanceamento?

  • Em todas as trocas de pneus;
  • A cada cinco mil quilômetros rodados;
  • Após rodízio de pneus;
  • Após qualquer reparo no pneu ou na câmara de ar;
  • Ao perceber vibração do volante;
  • No desgaste irregular dos pneus.

Lembre-se

A manutenção preventiva de seu carro, além de propiciar economia, garante um maior nível de segurança. É a sua segurança e a de seus familiares e de seus amigos que estão em jogo. O alinhamento e balanceamento contribuem diretamente para a segurança veicular. Realizar o balanceamento das rodas traseiras é tão importante quanto das rodas dianteiras. Não deixe de balancear todo o conjunto de rodas, e sempre fazê-lo em um auto center especializado e de confiança!