Acupuntura em Taubaté

Acupunturista

Acupuntura em Taubaté

A Acupuntura em Taubaté é uma terapia inspirada nas tradições médicas orientais que estimula pontos específicos sobre ou na pele, os chamados pontos de acupuntura. Segundo a tradição chinesa, a técnica tem por objetivo ajustar canais energéticos do corpo, os meridianos, relacionado com o equilíbrio de yin e yang.

A medicina atual sugere que essa técnica possa estimular a liberação de substâncias químicas que agem no cérebro e podem apresentar efeitos por todo o corpo, proporcionando o equilíbrio do organismo. Com isso conclui-se que o método associa-se a alterações orgânicas resultado de tensões e estresse.

A acupuntura consiste na penetração de agulhas metálicas finíssimas na pele, podendo ser manipulada de forma manual ou por estímulos elétricos.

Utiliza-se muito dessa técnica para perder peso, tratar enxaqueca, distúrbios intestinais, sinusite, cólica menstrual, para diminuir dor em pacientes com fibromialgia, dores da coluna, osteoartrose, melhora dos vômitos e náuseas em pacientes que fazem quimioterapia e também para alívio das tensões nervosas.

Perfil da Acupuntura em Taubaté

Atenção, precisão, concentração, relacionamento social, autocontrole, responsabilidade, equilíbrio emocional.

Formação

A acupuntura no Brasil pode ser executada a partir de três tipos de formação: acupuntura tradicional que é um curso livre com carga horária reduzida; técnico em acupuntura é aquele que conclui um curso técnico com carga horária um pouco maior chancelada pelo MEC; e especialização de nível superior sendo a acupuntura um curso de pós-graduação e atuada apenas por profissionais da área da saúde.

Atividades

Identifica o local de dor, diagnostica, restaura equilíbrio, trata o problema, ajuda estética.

Especialidades e Áreas de Atuação

Além da acupuntura tradicional que visa o equilíbrio do organismo descartando a causa do problema, o curso de acupuntura tem como especialidades:

  • acupuntura auricular ou auriculoterapia: realizada com ou sem agulhas, dependendo da necessidade de cada indivíduo, sendo então através da aplicação de sementes de mostarda ou outras esferas em certos pontos da orelha a fim de tratar problemas físicos ou emocionais;
  • acupuntura estética: visa à aplicação de agulhas em pontos que correspondem áreas para melhorar a circulação sanguínea, ativando o crescimento das células de sustentação, drenando os líquidos excessivos e eliminando toxinas, e com isso ajudando a combater a gordura e auxiliar no equilíbrio emocional melhorando a ansiedade e a depressão que faz a pessoa refugiar-se na alimentação.

O acupunturista pode atuar em clínicas, spas, clínicas de estética, academias e clubes, instituições, hospitais e em domicílio.

Saiba Mais

As origens da acupuntura perdem-se no tempo. Há achados arqueológicos de 1766-1123 a. C., da dinastia Shang que mostram instrumentos primitivos de acupuntura e gravações sobre patologias nas carapaças de tartarugas e em ossos. Portanto acredita-se que a técnica da acupuntura deu iniciou na China.

Os primeiros profissionais da acupuntura usavam agulhas feitas com pedras e ossos. Mais tarde criaram agulhas de metal (bronze, ouro e prata).

Inicialmente eram 365 pontos de pressão no corpo, sendo que cada ponto correspondia a um dia diferente do ano. Depois de algum tempo, aumenta esse número para mais de dois mil pontos diferentes.

Daí por diante a profissão começou a ser valorizada e ganhou mais impulso e credibilidade.